• A tinta acrílica indicada para artesanato é a mesma utilizada em telas?

Não. Embora ambas sejam elaboradas com resinas acrílicas, as tintas para telas são mais espessas (pastosas) e apresentam uma pigmentação mais intensa. Além disso, as acrílicas decorativas (Decorfix) são oferecidas em 3 acabamentos: fosco, brilhante e metálico, enquanto que a tinta acrílica para telas apresenta acabamento semi-brilho.
Não se consegue fazer uma série de técnicas específicas de pintura artesanal com as tintas acrílicas para tela, bem como não se obtém o mesmo efeito e acabamento da tinta para telas quando utilizamos tintas decorativas em seu lugar.

A tinta para tecidos também é acrílica, mas não é indicada para trabalhos em outros materiais, tanto pela sua aderência e acabamento como pela “aplicabilidade” desse tipo de tinta nessas superfícies.

• Tinta acrílica decorativa é o mesmo que tinta PVA ou látex?

Não. A tinta PVA (ou látex, como é conhecida) é formulada a partir de resinas de látex, tipo de borracha que se extrai da seringueira. É um material orgânico, sujeito à ação de fungos e bactérias, por isso o PVA estraga rapidamente.

Além disso, o PVA é mais líquido (mais ralo) que a tinta acrílica, e apresenta uma pigmentação menos intensa, além de acabamento exclusivamente fosco. Nossa tinta acrílica decorativa (Decorfix) é mais consistente, tem mais pigmentos, é mais resistente e apresenta maior fixação em superfícies aderentes. A tinta PVA não é tão flexível como a acrílica, por isso ela pode craquelar sobre as superfícies aplicadas e não é resistente à ação de água e umidade.

• Como fazer o acabamento das pinturas feitas com tinta Decorfix?

As tintas de acabamento brilhante e metálico são bastante “lisas” e impermeáveis, por isso não precisam de verniz ou outro tipo de proteção, a sujeira e o pó não têm como se “agarrar” nesse tipo de aplicação. A tinta fosca, por sua vez, é mais porosa, por isso pode ficar “encardida” com o tempo, por isso recomenda-se a aplicação de cera incolor (Cera em Pasta Incolor Corfix) ou verniz, de preferência Artfix Fosco, para que se mantenha o acabamento naturalmente fosco da pintura.

Por que se diz que o Gel Médium para Matizar é o diluente da tinta Decorfix?

As tintas acrílicas são solúveis em água, portanto utilizamos água para deixá-las mais ralas e fluidas e também para limpeza dos materiais, mas quando diluídas elas perdem parte de sua cobertura e ficam transparentes. Para diluir as tintas acrílicas indicamos o Gel Médium para Matizar, que dissolve sem “desfazer” a tinta, ou seja, conservando suas pigmentação e aderência, suas características naturais. E além de servir para diluir as tintas Decorfix, ele serve também para diluir os Médiuns Envelhecedores. O Gel apresenta, ainda, mais uma função, a de proteger os pincéis utilizados com tintas acrílicas, evitando que as tintas ressequem nos mesmos. Para essa aplicação basta você lavar seu pincel normalmente e deixá-lo guardado com o Gel até a próxima utilização. Para usar o pincel novamente basta enxágua-lo com água.

O Gel Médium para matizar serve somente para diluir a tinta?

Não, ele serve principalmente para dar transparência às tintas, mantendo sua tonalidade cor originais. Existe no mercado das tintas importadas um tipo de tinta que se chama Glaze. Glaze é um termo inglês que designa transparente. É, portanto, um tipo de acabamento. Quando misturamos Gel à tinta Decorfix, temos uma tinta Glaze.

Os Envelhecedores Corfix são o mesmo que a tinta Decorfix com Gel Médium para Matizar?


Não. Os Envelhecedores apresentam uma concentração bem maior de pigmentos, secagem mais rápida e resistência maiores. Esse tipo de produto, também conhecido como “Antiquing” substitui o Betume da Judéia, utilizado originalmente nas técnicas de acabamento envelhecido. Na prática o que o betume faz é dar um tom escurecido que, quando “gasto” com a limpeza ou lixamento da peça, sugere acabamento de coisa antiga, envelhecida. As pessoas relacionam o envelhecimento com “escurecimento” porque antigamente só tínhamos o betume para fazer essa técnica, mas o efeito gasto e de coisa antiga pode ser obtido com qualquer cor de envelhecedor.

Envelhecedores servem somente para esse tipo de técnica de “envelhecimento”?


Não. Os envelhecedores são também um tipo de tinta em forma de “emulsão”, ou seja, mais espessa e levemente transparente, sua aplicação é feita, quase sempre como uma pátina, ou seja, aplica-se o produto e retira-se o excesso em seguida. Podemos, ainda, utilizá-los diluídos com Gel Médium para Matizar, para dar maior transparência aos envelhecedores e “suavizar” as aplicações.

O que é “pátina”?


A pátina é a técnica na qual aplicamos um produto (tinta, envelhecedor, cera) e retiramos o excesso em seguida, seja com paninhos como com o lixamento da peças. É uma das técnicas mais populares em pintura decirativa, muito utilizada tanto para fazer fundos de peças com motivos pintados como para fazer acabamentos. O envelhecimento que fazemos com nosso Médium Envelhecedor é uma pátina.
 
   
Veja mais informações:
Dicas
técnicas
Perguntas
Materiais
   
 
 
 


Home | Pintando Fácil | Materiais básicos | Perfil do artista | Programa da Semana | Dicas | Técnicas | Fale Conosco


© 2006 Todos os direitos reservados - Pintando Fácil

Desenvolvido por CP Sites.