Sobre os pincéis: os pincéis mais indicados para a técnica Bauernmalerei são os de filamentos sintéticos, que são firmes, próprios para se trabalhar com as tintas acrílicas e ao mesmo tempo suaves e maleáveis. Você pode reconhecer um bom pincel pela capacidade que ele apresenta de voltar à sua forma original depois de realizado o movimento da pincelada.

Os formatos de pincéis indicados para Bauernmalerei são: pincéis redondos para todos os motivos, linner para filetes e detalhes e um pincel chato para os fundos. A Corfix oferece uma variedade de pincéis próprios para Pintura Decorativa que são excelentes para a técnica Bauernmalerei. São fabricados com a mais desenvolvida tecnologia do setor, com cabos diferenciados, de formato anatômico e filamentos sintéticos da melhor qualidade. As referências que uso eu indico são: E 60 n.18 9formato chato); E85 n.3 e n.5 (redondos) e E51 n.10/0 (linner).

A pincelada básica do Bauernmalerei é a vírgula, e ao fazê-la você deverá posicionar o pincel e pressioná-lo levemente, para que o pincel se “alargue” e ir retirando-o suavemente da peça, de maneira que o traço vá ficando cada vez mais fino até terminar “em nada”. Exercite esse movimento o máximo que puder, pois só a prática possibilitará seu desenvolvimento nessa técnica.

Para fazer os exercícios dos movimentos das pinceladas em cada motivo, procure publicações que tragam os motivos de Bauernmalerei pintado, coloque uma lâmina de acetato ou outro tipo de plástico firme transparente sobre as figuras e treine as pinceladas acompanhando o desenho. Ao terminar o exercício limpe o plástico com um pano úmido e repita o procedimento quantas vezes quiser.

A preparação dos fundos das peças de Bauernmalerei em peças de madeira ou MDF pode ser feito de diversas maneiras: fundo plano, com uma ou mais cores; esponjados; pátina lixada (também feita com a tinta Decorfix); envelhecidos (feitos com Médium Envelhecedor), craquelados etc. A pintura dos motivos independe do fundo.

As cores mais utilizadas no Bauernmalerei são: para os fundos, os tons bem claros favorecem a composição dos motivos. Nesse caso as cores mais usadas são o marfim, areia e camurça. Para os motivos, os diversos tons de verde, sobretudo verdes oliva e folha são os mais indicados. As tulipas quase sempre são azuis, podendo ser também amarelas e vermelhas. As rosas devem ser feitas em tons de vermelho e rosa e as flores do campo em tons de amarelo e branco.

Os riscos do Bauernmalerei são bem característicos: rosas, tulipas, flores do campo, muitas folhas e alguns arabescos, além das variações com pássaros, frutas e figuras humanas. Componha seus próprios ricos pegando como referência os desenhos básicos de cada flor e folha e vá combinando os desenhos, colocando-os lado a lado, até obter um arranjo harmonioso. A partir dos desenhos simples você poderá compor qualquer arranjo que queira.

Pratique a pincelada da “vírgula”, que é a principal dessa técnica, muitas e muitas vezes, quanto mais você praticá-la, mais firmeza terá para fazer a pintura Bauernmelerei, que se caracteriza por uma técnica de pinceladas sem retoques.

 
   
Veja mais informações:
técnicas
Dicas
Materiais
Primeira Aula
Terceira Aula
   
 
 
 


Home | Pintando Fácil | Materiais básicos | Perfil do artista | Programa da Semana | Dicas | Técnicas | Fale Conosco


© 2006 Todos os direitos reservados - Pintando Fácil

Desenvolvido por CP Sites.